Literatura

Caetanópolis & Literatura


Neste espaço serão destacadas as obras literárias dos caetanopolitanos autênticos e dos que adotaram a cidade para viver ou que passaram parte da vida aqui.


Adriana Andrade / Edna Pires / Jones Silva



(2018)

Clara Nunes e sua pequena grande cidade – Caetanópolis – têm um mistério para revelar ao Brasil e ao mundo. A grandiosa vida e carreira da rainha guerreira, sambista Brasileira que levou o sorriso, o gingado e o encanto mineiro para o Brasil e o mundo, a cantora Roberta Campos, que hoje é destaque na mídia nacional, a escritora Mercês Maria Moreira e artistas em diversas artes como Sônia Gomes e outros, nos revelam este mistério que permeia as ruas e bares de Caetanópolis.
A cidade tem histórias que influenciaram o Brasil. Grandes empresas e artistas internacionais foram influenciados pelo mistério dessa gente, pela aguerrida história da fundação da Cia Fiação Tecidos Cedro Cachoeira. O que existe nessa pequena cidade que produz tamanha cultura?
O grande cientista sr. Martins e sua esposa sensitiva Margarete se mudam para a pacata cidade de Caetanópolis – terra de Clara Nunes – e com o passar dos anos descobrem um enigma na história da cidade. Eles se unem com Fernanda, historiadora nativa de Caetanópolis e, ao pesquisar a história do surgimento dessa terra mineira, descobrem um mistério espantoso que mudará para sempre suas vidas.
O leitor é convidado a experimentar o caminho desta descoberta, a experimentar os riachos, as lutas dos primeiros fundadores desta pequena grande cidade, descobrir a magia por trás das canções e vida de Clara Nunes. O povo e as ruas simples desta cidade revelam o grande mistério de levar a vida com alegria, bom Humor, música, bem-estar, arte e satisfação. No final desta saga o leitor se descobrirá como parte integrante desta história e deste mistério!


Os autores:



Adriana Andrade, formada em História com pós graduação em História e Cultura Afro Brasileira. Atua na área cultural há mais de 15 anos, como coordenadora, diretora e secretária de cultura. Busca o resgate e a salvaguarda do Patrimônio Histórico material e imaterial para que a história não se perca. É pesquisadora, professora e palestrante na área de educação patrimonial. Acredita na importância da preservação das tradições e da história de cada lugar como a busca da identidade coletiva , que o maior patrimônio de um povo é sua cultura. 

Em sua trajetória profissional, trabalhou em banco, comércio, coordenadora cultural na área de patrimônio histórico, ficou à frente da secretaria de cultura por 8 anos na cidade de Caetanópolis, diretora cultural, professora. Criou o Festival Cultural Clara Nunes para que a obra de Clara se perpetue e sua terra natal nunca se esqueça da mulher guerreira que aqui viveu. Criou também projetos que envolvem a preservação da cultura como: Memória Viva- um encontro de gerações, Cultura em toda parte, e Contando Histórias. É artista plástica e desenvolve uma oficina de pintura em telas para todas as idades a mais de 18 anos. Morou na Austrália por 4 anos, o que lhe permitiu conhecer outras culturas , mas também aprendeu a valorizar ainda mais sua terra e seu povo.

Ao escrever “O Mistério da Terra de Clara Nunes”, pôde falar sobre pessoas que deixaram, com muita sabedoria, um pouco de si mesmas na história da cidade, da região, e porque não, do Brasil. Caetanópolis, a terra que nasci, tem histórias de um povo guerreiro e visionário, talentosos e que encanta a todos que a conhecem.


Edna Pires, Gestora de Rh, Psicanalista, palestrante é escritora há mais de dez anos. Faz atendimentos psicoterapêuticos com uma abordagem de vanguarda e inovadora. Fundadora da empresa Cliti centro de bem estar, que oferece o PDH - Programa de Desenvolvimento Humano para instituições públicas e empresas e grupos privados trazendo o aperfeiçoamento pessoal e profissional.

É uma pessoa que ama a simplicidade e possui uma escuta atenciosa, ama auxiliar as pessoas em seus desafios emocionais e problemas de relacionamentos. Tem paixão pelo ser humano e gosta do que faz. Gosta de viajar e conhecer novas culturas, sendo aberta para compreender qualquer modo de viver e escolhas humanas.

Ao escrever o "Mistério da Terra de Clara Nunes" se sentiu emocionada ao ver na cidade tanta cultura e nas entrevistas teve o prazer de ver o lado artístico da vida. Se emocionou e se apaixonou por cada um dos personagens da história e por aqueles que auxiliaram na busca de informações históricas.




Jones Silva, mestre em psicanálise, pedagogo e educador, criador e coach do PDH Programa de Desenvolvimento Humano para instituições públicas, empresas e grupos privados que trabalha o aperfeiçoamento pessoal e profissional dos indivíduos. Com este programa trabalha o desenvolvimento emocional, profissional e econômico das pessoas. Faz atendimentos psicoterapêuticos com uma metodologia própria e eficaz.

É uma pessoa que ama a paz e a harmonia, gosta de se envolver com os aspectos misteriosos da existência (pensamento quântico) ama auxiliar as pessoas em seus desafios e obstáculos pessoais e profissionais. Acredita que o destino de todo ser humano é crescer, desenvolver e prosperar e não mede esforços para auxiliar as pessoas a encontrarem sua melhor versão. Gosta de viajar e conhecer novas culturas, sempre aberto para aprender com tudo e com todos.

"O Mistério da terra de Clara Nunes" é um livro que reflete um pouco dessa sua paixão pelo mistério da existência e pela magia que vê na história de cada pessoa. Escrever esse livro foi como começar a revelar, ao seus leitores, um pouco daquilo que acredita ser o futuro da humanidade.

Em sua trajetória profissional sempre esteve a frente de grupos sociais demonstrando forte liderança e grande sensibilidade na relação interpessoal. Foi líder espiritual por mais de 28 anos e depois se dedicou à educação e aos aspectos pedagógicos do desenvolvimento humano. Foi ao longo de sua jornada que decidiu se dedicar ao desenvolvimento e amadurecimento das pessoas. Este é o seu objetivo de vida.

Fonte: www.skoob.com.br



_________________

Edna Pires e Jones Silva





_________________


 Raphael Rocha



(2011)



(2015)


Raphael Rocha nasceu no dia 14 de março de 1986, em Belo Horizonte (MG). Viveu a infância e os primeiros anos da juventude no interior do estado, entre as cidades de Caetanópolis e Paraopeba (terras de Clara Nunes). 

Em 2005, retornou para BH, onde em setembro de 2009 se graduou em jornalismo. Atualmente, vive em Brasília onde trabalha como jornalista no Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

Além de escrever, Raphael também se dedica a música. Em Minas, com sua primeira banda, teve uma de suas composições selecionada para um festival nacional. Entre mais de 500 inscritos de todo o país ficou entre os 20 finalistas. 

Na capital do país, o jornalista montou em 2011, a banda Scarlet Saves the Day, que em pouco tempo, já conseguiu se apresentar nos melhores pubs e boates do planalto central. 

Fonte:  https://coletivoesquina.wordpress.com/2011/10/18/lancamento-do-livro-de-poemas-do-universo-rabisco-o-mundo-de-raphael-rocha/



_________________


Rafael Diniz Mascarenhas Dalle




Dezessete anos de vida, quatro generais e algumas histórias para contar. Esta é a temática da primeira experiência literária de Rafael Diniz Mascarenhas Dalle. 

O livro “1968/1985 - A sombra era verde-oliva”, publicado pela Artêra Editorial, foi lançado no último dia 11 de abril em Poços de Caldas, onde o autor, nascido em Caetanópolis/MG, está radicado desde 1999. Foi escrito, segundo ele, motivado pela necessidade de deixar um registro escrito de parte importante da sua vida para os filhos, e quem sabe, para os netos.

   Farmacêutico por formação, Rafael optou pela carreira docente e desde 1997 leciona Bioquímica Celular, Fisiologia Humana e Farmacologia na PUC Minas, campus Poços de Caldas. Ler sempre foi um de seus maiores prazeres – por meio da leitura diz que consegue descansar e renovar-se para os permanentes desafios que a vida impõe no dia a dia.  


  Segundo ele, a obra não é uma ficção. Todos os fatos nele narrados são fruto de algumas referências escritas, informações transmitidas oralmente ou simplesmente resgatadas da memória do autor. Ela conta a história de um menino, depois um garoto, que ao longo dos seus primeiros dezessete anos de vida experimentou-a de forma como realmente ela é: crua, direta, sem meias palavras. Nasceu em um período conturbado da história do Brasil e do mundo e, na sua inocência, aprendeu a enxergar que a política sempre tinha dois lados. De uma forma ou de outra, foi influenciado por ambos.

Fonte: https://www.jornalbrandnews.com/copia-abr-por-uma-sociedade-mais-ac-1


_________________


Maria Helena Ribeiro



Maria Helena Ribeiro nasceu no Cedro em 1934, sendo filha de Hermínio José Ribeiro e Maria José Mota Ribeiro.

Morou no Canadá e Europa, dominando os idiomas inglês e francês. Retornou à terra natal, quando passou a lecionar inglês em Paraopeba.


Maria Helena escreveu dois romances: Fazenda da Ponte , no qual conta uma história passada na antiga fazenda que deu origem ao povoado do Cedro, e Gente simples de minha terra, em cuja capa retrata o casarão onde morou em Caetanópolis.
Maria Helena faleceu em 1981.


_________________


Mercês Maria Moreira









A escritora Mercês Maria Moreira nasceu em Paraopeba e passou parte da infância no Cedro, como relata em seu livro "Aldeia de Outrora ", uma verdadeira declaração de amor ao passado de Caetanópolis. 

Mercês publicou desde 1951 diversas obras, incluindo Guirlanda de Magnólias , Além da  Saudade , Cantigas de NeveBalada para Guilherme Mascarenhas Dalle (homenagem ao grande médico de Caetanópolis), Um anjo desceu do céu e várias outras. 

O talento de Mercês é reconhecido pelos diversos prêmios que já ganhou no Brasil e até em Portugal. Mercês faleceu em 9 de abril de 2019